KIMONO PARA KUMITE E KATA. QUAL A DIFERENÇA?
Minha filha tem 13 anos e pratica Karatê no estilo Shotokan desde o 1º ano do fundamental, ou seja, desde que tinha 6 anos. Atualmente está na faixa Verde. Mais 1 ano na faixa verde, 1 ano na faixa roxa, 2 anos na faixa marrom, quando estiver com 17 anos poderá alcançar a faixa preta!
Eu particularmente acompanhava bem de longe, por se tratar de uma atividade extra-curricular que ela adorava. Contudo o tempo foi passando e o que era uma brincadeira começou a ficar mais sério (sem perder o prazer). Minha filha faz karatê com uma dedicação que deixaria qualquer pai muito orgulhoso... faz com prazer, com estilo, e com orgulho.
Participa das apresentações na escola, não falta a uma aula sequer, é uma das melhores alunas da turma e no ultimo ano, foi convidada pelo professor a ficar à frente da turma toda, pois ela é vista como exemplo pelos menores.
Mas do que se trata o artigo?
Eu poderia falar sobre dedicação ao esporte, sobre empenho e determinação.
Mas hoje quero apenas apresentar o que eu descobri, confesso, tardiamente. Eu não fazia ideia de que haviam diferentes tipos de kimono para o karatê... (que vergonha). Eu sabia da diferença entre os kimonos para karatê, jiu-jitso, judo, e por aí a fora... mas que também existem variações no Karatê, descobri recentemente.
Minha filha me diz: "pai, daqui 1 mês teremos uma competição e preciso de um kimono novo".
"Como assim? Acabei de comprar um novinho para você treinar nas aulas."
"Então pai, o que eu tenho é para treino. Para a competição que teremos preciso de um kimono especial de kata."
Aí fui pesquisar... e descobri que podemos ter 3 tipos de kimonos.
Um básico para iniciantes, que ainda estão aprendendo os movimentos. É ideal para treino por ser mais leve e confortável permitindo mais facilidade dos movimentos. Pode ser fabricado em brin e algodão.
Um nível intermediário feito de microfibra, que pode ser para qualquer nível de praticante. É usado também para treino, mas principamente em competições de luta (kumite).
Uma terceira opção, específico para apresentações de kata. É fabricado em material mais grosso, para quem está habituado as práticas do karatê em nível avançado.
Cada kimono tem sua finalidade, e obviamente tem um valor diferente. O mais importante é saber identificar o seu objetivo principal com o karatê. Se for apenas aprender e treinar, o Básico e Intermediário são a melhor escolha, mas se pretende se apresentar, é melhor escolher o terceiro da lista.
Vou tentar ser mais objetivo para facilitar a leitura, ok
Kimono Iniciante
O Kimono ideal é Kimono de algodão, que muito chamam de kimono de brim, ou Kimono simples, um kimono leve, tradicional. É ideal para quem inicia, pois traz conforto ao iniciante, não dando uma sensação de peso ao praticante. O bom seria que todos começassem a treinar karatê com esse tipo de Kimono, para que haja uma melhor adaptação e que o aprendiz da arte marcial sinta se confiante em realizar os movimentos, que no Karatê são repetidos por muitas vezes. Esse tipo de Kimono também é conhecido como P A.
Kimono para Luta - Kumite
O Kimono de Kumite, geralmente é um tecido mais leve, maleável, permitindo assim ao atleta realizar movimentos da prática do kumite. Permitem ao praticante deste estilo, sentir se confortável e seguro durante a realização de suas técnicas. O casaco, não possui maiores acabamentos, ou preenchimentos que vemos em alguns kimonos. A calça por sua vez também é do mesmo tecido, leve, deve possuir uma costura reforçada na área denominada ‘’cavalo’’ para que não haja problemas de flexibilidade nas técnicas de perna.
Kimono de Kata
O Kimono de Kata é bem mais grosso, geralmente sua composição é de 100% algodão, o Kimono de Kata tem sua peculiaridade que é a de emitir um som, que muitos chamam de ‘’snap’’, essencial nas competições de Kata, que tem como intuito dar uma melhor amostragem das técnicas na hora da apresentação. Fazem referência a prática do Kata, os Kimonos de Lona, também denominados K10, e K12.
Kimono de Lona K10
O Kimono K10 é um Kimono mais rígido, indicado para quem irá treinar Kata, podendo ser utilizado em competições. O Kimono K10 é ideal para quem dá aulas, e também é o mais preferido para apresentações em competições. O Kimono K10 ajuda emoldurar as bases, socos, as técnicas do Kata durante sua exibição. Hoje também é encontrado no mercado com a denominação de Kimono para Karatê Medium Canvas.
Kimono de Lona K12
O Kimono K12 é o mais robusto utilizado no Karatê. Ideal para competidores de alto rendimento e que já estão acostumados com o tipo de tecido. Apreciado por praticantes de Kata, também se apresenta no mercado como Kimono de Karatê Heavy Canvas.
Pessoal, é isso... aos praticantes iniciantes, aos pais e amigos que se interessem mais pelo assunto, entrem em contato e comentem, que ajudo a pesquisar mais a fundo este assunto, que é muito bacana de conhecer.
Numa próxima, falaremos sobre o significado das faixas do karatê.
Um abs.
Comentários
Postar um comentário