Nem só de Tenis vivem os corredores


Hoje, dia que escrevo o artigo estou com 46 anos. Sempre gostei de esportes, desde a juventude. Futebol, volei, handball, basquete, bike, natação... pratiquei todos até a faculdade.

Aí, com o passar dos anos os compromissos, trabalho, estudos foram tomando o lugar dos esportes. O tempo passou, me casei, tive uma filha, construí uma casa, passei por alguns empregos... e uau! 26 anos se passaram.

Recentemente, durante a pandemia, o sedentarismo aumentou ainda mais. Só na base da tela, seja a TV, computador, smartphone, até o MBA foi on line... Nem preciso dizer que a saúde estava péssima.

Mas há quase 1 ano, em meados de 2023 alguma coisa mudou aqui dentro. Podem dizer que foi a idade, o medo da velhice, a falta de endorfina ou testosterona... o que importa é que resolvi mudar e comecei por uma prática simples: Caminhada pelas ruas do bairro. Aos poucos troquei por pequenas corridas intercalando com andar rápido. De 1 km andando, passei a 2km correndo, 3km, 4km e já bati uma prova de 7km no fim de 2023. Hoje troquei o sedentarismo e o sofá, por uma rotina de corridas e academia.

Digo que me fez muito bem. A saúde melhorou muito, o condicionamento físico e a disposição para tudo é muito maior.

Aí, já que estou correndo e com uma qualidade de vida bem melhor, pensei em compartilhar algumas dicas com os leitores, afinal, não é só de um par de tênis que vivem os corredores.

Além de um bom par de tenis, há uma série de outros acessórios que podem não apenas facilitar sua rotina de treinos, mas também melhorar, e muito, a sua performance.




Do smartwatch com GPS ao gel de carboidrato, passando pelas meias de compressão e pelo kit de primeiros socorros, eu listo a seguir uma série de itens para você incluir já na sua mochila de corrida. Confira ao longo desta página e inclua as suas dicas nos comentários!

1. RELÓGIO COM GPS

Se você já tem um bom tênis, roupas apropriadas e quer levar a corrida mais a sério, invista em um bom relógio com GPS, que marque o tempo, passadas, distância e a velocidade de cada treino. Assim você pode acompanhar a sua evolução no esporte e se motivar cada vez mais.

Há diversas opções no mercado e, entre as mais tecnológicas, é possível contar com recursos como sensor de frequência cardíaca, player de música, recursos multiesportivos (que monitoram de corrida a natação, ciclismo e musculação) e muito mais.

2. POCHETE, CINTA E ARM BAND

Alguns fatores fazem com que as pochetes, cintas e “arm bands” para celulares e porta objetos se tornem seus melhores amigos na corrida - especialmente em treinos mais longos. Nem todos os shorts possuem bolsos e correr com o smartphone na mão é uma péssima ideia (prejudica a postura e aumenta o risco de acidentes); e sempre é bom carregar chaves, documento de identidade e alguns trocados consigo. Nunca se sabe quando vai bater aquela vontade irresistível de tomar uma água de coco geladinha.

3. GEL OU BALA DE CARBOIDRATO


Conforme você for aumentando seu volume de treinos, é provável que você se torne habituado a ingerir géis ou "balas" de carboidrato durante os treinos longos dos finais de semana e provas importantes. Consulte seu nutricionista para descobrir qual é a melhor opção para você!


4. KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

Se você quer investir na corrida, prepare-se para conviver com bolhas, assaduras e eventuais unhas perdidas. Por mais que você esteja usando os tênis, as meias e as roupas ideais, sempre haverá algum momento em que a pele da parte interna das coxas ou das axilas irá sofrer assaduras, ou que uma bolha no pé irá ser um desconforto quase insuportável. Para evitar estes desconfortos e até mesmo tratá-los, eu indico um pequeno kit de primeiros socorros para estar sempre à mão.


São eles: Curativo para bolhas, Creme de Vaselina, protetor para os pés, gel protetor de bolhas, pomada para queimaduras, bolsa térmica quente/frio. Sem esquecer que existe também a fita cinesiológica, que ajuda bastante a evitar lesões mais sérias.


5. MEIA DE COMPRESSÃO

Não confunda com os "meiões" usados nos campos de futebol. Com comprimento até a altura do joelho, as meias de compressão para a corrida têm influência direta na performance.
Têm a função de facilitar a melhora do retorno venoso e retardar a fadiga muscular, auxiliando na recuperação.

6. APLICATIVOS DE CORRIDA

Se você ainda não quer investir em um relógio com GPS, não tem problema: há dezenas de aplicativos criados especialmente para quem corre. Seja o seu smartphone, apps como Nike + Run Club, Strava (que também é queridinho entre a turma do ciclismo) e Runkeeper são gratuitos e marcam passadas, distância, tempo, velocidade e quantidade de calorias gastas em cada treino.

7. FAIXA DE CABELO

Para você que tem cabelos compridos, que sofre com frizz ou com a presença de fios de cabelos rebeldes que insistem em criar "vida própria" quando você prende as madeixas em um rabo de cavalo? Se a resposta for positiva, adquira uma faixa apropriada para a prática de exercícios que, além de "domar" os cabelos, pode colorir mais ainda o look.

8. MANGUITO

Ao contrário de outros esportes, com a corrida é mais difícil praticar o "efeito cebola" no inverno - já que você está sempre em movimento, fica quase impossível ter uma base fixa para guardar casacos e blusas longas sempre que o calor bate.

Por isso os manguitos ganharam tantas adeptas: combinados a camisetas de manga curta, eles são usados da altura do pulso até pouco abaixo da axila. Conforme a temperatura do corpo vai aumentando, os acessórios podem ser transformados em pequenas - e leves - pulseiras quando você quiser dispensá-los.
Além de proteção, é muito estilo para sua corrida. Confira os manguitos em uma diversidade de cores e estampas.



9. BONÉS E VISEIRAS

Não precisamos estar no auge do verão brasileiro para nos protegermos do sol - e isso vale da praia ao escritório. Com a corrida, não seria diferente: além do protetor solar, invista em bonés ou viseiras apropriados para a prática esportiva, sempre com tecidos leves e refrescantes que repelam o suor.

10. FONE DE OUVIDO BLUETOOTH

Para aqueles que gostam de uma trilha sonora durante os treinos, aliados à liberdade de movimentos, os fones de ouvido bluetooth são a melhor opção. Além de dar ritmo ao seu treino, ajuda na concentração e no relaxamento pós treino. Prepare sua playlist e bora correr.
Espero que tenham gostado destas dicas de corrida!

Sigam no   g3_suplementos 

Comentários